Os profissionais de marketing e empreendedores online estão cada vez mais se voltando para o “marketing de entrada” – o Inbound Marketing. Este é um processo pelo qual você pode construir e distribuir conteúdo de valor, que permite que novos clientes saibam mais sobre o seu negócio, sem envolvimento direto de sua parte.

Para iniciar uma campanha de inbound marketing, é importante estar atento aos passos abaixo:

Identifique seus público-alvo
O principal objetivo de qualquer programa de inbound marketing é receber os visitantes em seu site. Mas, antes que você pode comece a desenvolver o conteúdo necessário para conduzir essas campanhas, você vai precisar determinar os tipos de clientes que você deseja alcançar.

Defina sua ação
Agora que você tem uma ideia geral sobre as pessoas que você que vai direcionar sua campanha de inbound marketing, determine a chamada à ação para incluir em suas peças de conteúdo. Dependendo de seus objetivos de negócio, isto poderia ser algo tão simples como compartilhar seu conteúdo de inbound marketing no Facebook, Twitter, Instagram ou blog. Torne o compartilhamento viral do conteúdo do plano de ação como uma maneira de gerar interesse boca a boca, outra marca registrada do marketing de entrada.

Crie peças de campanha
Para espalhar a palavra sobre o seu negócio, suas campanhas de inbound marketing podem incluir artigos baseados em texto, que podem ser compartilhados em perfis de redes sociais, imagens ou vídeos infográficos. O tipo de peças de conteúdo que você vai criar dependerá de como o seu público-alvo se comporta online. Por exemplo, se o cliente em potencial que você está alvejando é ativo no YouTube, você provavelmente vai ter maior sucesso do marketing de entrada com um vídeo de um artigo.

Posicione-se no social media
Depois de ter concluído as suas peças de marketing de entrada, o próximo passo é implementá-las em redes sociais populares. Você deve ir além de simplesmente postar um link e esperar o tráfego, mas deve escolher as redes sociais onde seu público-alvo é mais ativo, tornando-se valioso, envolvido em suas comunidades sociais escolhidas e pedir aos usuários para compartilhar seu conteúdo.

Meça sua taxa de sucesso
Quaisquer que sejam seus objetivos, certifique-se que eles são mensuráveis. Por exemplo, você precisa saber qual de suas ações atrai um potencial novo cliente para o seu site. Você deve monitorar os resultados de inbound marketing e determinar se seus esforços estão valendo a pena.